como-sua-empresa-pode-aliar-produtividade-e-qualidade-de-vida-no-trabalho.jpeg

Como sua empresa pode aliar produtividade e qualidade de vida no trabalho

Conseguir aliar produtividade e qualidade de vida no trabalho deve ser uma preocupação dos gestores das empresas de todos os portes. É sabido que muitos de nós passamos mais tempo no nosso ambiente de trabalho do que em nossas casas com os nossos familiares. Valorizar o bem-estar dos colaboradores pode contribuir para que a empresa alcance os seus objetivos.

Neste post vamos tratar a qualidade de vida no trabalho e como ela pode trazer aumento na produtividade. Confira!

O que é qualidade de vida no trabalho?

O termo qualidade de vida no trabalho — QVT — começou a ser empregado com mais intensidade na década de 1970. Estudos indicaram, na ocasião, que a produtividade e o desempenho dos colaboradores eram melhores quando estavam mais alegres e motivados.

O salário e os benefícios dos cargos exercidos são, obviamente, importantes. Porém, a satisfação de exercer sua atividade profissional em um ambiente agradável e com bom clima organizacional é determinante para atingir os objetivos estabelecidos.

Como melhorar a qualidade de vida no trabalho?

Os departamentos de recursos humanos das empresas perceberam que é fundamental investir na qualidade de vida no trabalho. Algumas ações têm sido praticadas com este propósito.  A seguir listaremos algumas:

Ambiente físico agradável

Fornecer um local de trabalho arejado, com móveis ergonômicos, boa iluminação e refrigeração adequada. Dê preferência, com espaços de conveniência onde se pode tomar um café ou uma água para relaxar ou espairecer.

Horários flexíveis

Possibilitar flexibilidade nos horários de trabalho sem que haja sobrecarga de nenhum colaborador da equipe.

Liberdade de vestimentas

Dar liberdade de usar roupas mais apropriadas para o clima tropical do país. Possibilitar que cada um opte pelo melhor traje que lhe convier, desde que condizentes com um ambiente de trabalho.

Valorização do trabalho realizado

Consiste em gratificar ou renumerar aqueles colaboradores que mais se destacaram em suas atividades. Premia o melhor desempenho.

Sustentabilidade

Outro ponto que tem gerado muita satisfação nos colaboradores é o engajamento da empresa em questões relativas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Hoje em dia, essas questões são muito destacadas principalmente no que se refere ao consumo de água e a utilização de energia renovável.

Atividades anti-estresse

Incentivar os colaboradores a praticarem ginásticas laborais ou atividades voltadas para o relaxamento e anti-estresse. Realizar alongamentos duas vezes ao dia pode melhorar a qualidade de vida e diminuir as tensões musculares decorrentes das atividades cotidianas.

Autonomia

Dar autonomia aos colaboradores para participar das discussões, das inovações e dos destinos da empresa é também uma maneira de melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Treinamentos

Realizar treinamentos motivacionais, técnicos e comportamentais é outro tópico importante. Fomentar e incentivar a participação em palestras e eventos agrega muito.

Mindset saudável

Mindset é um termo que se refere a disposição mental da pessoa para refletir e agir. O mindset saudável que propomos é o que os colaboradores estão dispostos a assumir responsabilidade, aprender diariamente com os colegas e estarem presentes no aqui-e-agora para solucionar problemas e inovar. Para isso é necessário que sua empresa recorra à intervenções que promovam saúde emocional.

Listamos algumas ações que podem ser realizadas isoladamente ou em conjunto. O fundamental é saber que, qualquer que seja a melhoria na qualidade de vida no trabalho, ela trará um aumento na produtividade e, como consequência, no resultado e nos lucros da organização.

Viu só como é possível aliar a produtividade e qualidade de vida no trabalho? Então não deixe de comentar o que achou do texto, compartilhar suas dúvidas, sugestões e experiências! Participe da discussão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação