como-o-rh-pode-auxiliar-e-promover-a-saude-nas-empresas.jpeg

Como o RH pode auxiliar e promover a saúde nas empresas?

Promover a saúde nas empresas deve ser um investimento visto como uma de suas prioridades, pois um funcionário saudável produz melhor, gera um círculo de respostas positivas, sente-se mais comprometido e, ainda, a empresa minimiza os atrasos e faltas.

Dessa maneira, o setor de Recursos Humanos está, cada vez mais, criando estratégias para que isso aconteça, oportunizando a satisfação de seus colaboradores por meio da qualidade de vida e, consequentemente, gerando rendimento e lucratividade para a empresa.

Mas, de que maneira o RH pode ajudar nisso? Neste post, apresentaremos algumas dicas para que isso aconteça de forma eficaz. Confira!

Prevenir riscos e acidentes com treinamentos

Primeiramente, é necessário entender quais são os riscos e os perigos no setor e oferecer os habituais planos de segurança no trabalho, fornecendo os EPIs e equipamentos necessários para a realização cautelosa de sua atividade.

Em seguida, é preciso fazer um trabalho de conscientização para educar os colaboradores sobre a importância do uso correto dos materiais. Isso pode ser feito com a realização de workshops, apresentações, demonstrações e treinamentos.

Usar a ginástica laboral para promover a saúde nas empresas

A correria do dia a dia faz com que muitas pessoas não tenham tempo para se dedicar a uma academia e aproveitar os benefícios que uma boa atividade física proporciona para a prevenção de doenças.

No ambiente de trabalho não é diferente: se o funcionário possui dores físicas, dificilmente conseguirá se concentrar para trabalhar bem. Esse fato pode ser resolvido facilmente com a ginástica laboral, fazendo com que os funcionários movimentem-se, alonguem-se e evitem dores e desconfortos corporais durante o dia.

Auxiliar nas questões emocionais com apoio psicológico

As questões emocionais afetam diretamente no trabalho do colaborador — seja um problema em casa, seja até mesmo algo que aconteceu no trabalho e que ele se sentiu aborrecido.

Isso pode ser facilmente trabalhado com apoio de um psicólogo na empresa, podendo ser agendados horários para conversar e realizar um tratamento. Se isso não é possível dentro do horário de expediente, pode ser realizado convênios com psicólogos.

Promover confraternizações para tornar o ambiente mais saudável

As confraternizações são realizadas estrategicamente para promover a socialização dos funcionários e a troca de ideias. Confira algumas ideias:

  • palestras: para promover a motivação;
  • teatros: para fazer com que eles se divirtam;
  • almoços temáticos em datas comemorativas: para promover a socialização;
  • gincanas: para fazer com que que eles saiam do ambiente comum;
  • jogos: fortalecendo o trabalho em grupo e espírito de equipe.

Apostar em campanhas de saúde da época para a divulgação

Fique de olho nas campanhas de saúde promovidas pelo governo. Por exemplo, anualmente é realizado a campanha de vacinação contra a gripe e você pode trabalhar o tema dentro da empresa na mesma época:

  • fazendo a divulgação da doença (o que é, riscos, sintomas, médicos que tratam);
  • contratando um profissional para a realização de uma ação.

Nas campanhas de vacinação, um profissional conveniado com o plano de saúde empresarial pode ir até o local para a realização da vacinação coletiva. Já no caso do Outubro Rosa (câncer de mama) e Novembro Azul (câncer de próstata), pode ser realizado atendimentos individuais ou palestras coletivas para conscientização.

Agora que você já sabe como o RH pode auxiliar e promover a saúde nas empresas, que tal assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos exclusivos? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação