como-estruturar-um-plano-de-cargos-e-salarios-em-5-etapas.jpeg

Como estruturar um plano de cargos e salários em 5 etapas

A área de recursos humanos é responsável por desempenhar importantes funções para gerir pessoas e conciliar os interesses da empresa e de seus funcionários. Entre as implementações a serem realizadas pela área, sem dúvidas, uma das mais importantes é a criação de um plano de cargos e salários.

A elaboração de uma política de cargos e estruturas salariais — com definições claras de responsabilidades e expectativas de crescimento para os colaboradores — tornou-se imprescindível para organizações de todos os tamanhos, por ser ferramenta para motivação, captação de mão de obra, melhoria do clima organizacional e aumento de produtividade. 

Gerentes de recursos humanos também devem apostar no desenvolvimento do plano como forma de retenção de colaboradores e redução do turnover. Para ajudar nessa tarefa, listamos a seguir 5 etapas para estruturação de um plano de cargos e salários. Confira!

1. Descrição e análise de cargos

O primeiro passo é realizar o levantamento de cada posição de trabalho existente na empresa, enumerando as tarefas a serem realizadas e sua forma de execução, além dos deveres, responsabilidades e relações hierárquicas inerentes a elas.

Posteriormente, deve ser feita a análise de cargos, que consiste em — juntamente com os demais gestores da empresa — estabelecer quais são os requisitos e competências necessários para seus ocupantes.

2. Definição das faixas salariais

Definidos os cargos existentes na empresa, é possível que se estabeleça uma faixa salarial para cada um deles. Para determinar esses valores, deve-se realizar um benchmarking, ou seja, uma pesquisa que vai servir como elemento de comparação entre os valores e políticas praticados por outras empresas. Manter os valores justos e competitivos diante do mercado ajuda na retenção de talentos, reduzindo os índices de rotatividade.

3. Política de cargos e salários

Essa etapa consiste em estabelecer por escrito um conjunto de normas e procedimentos, com premissas e critérios claros que vão determinar:

  • trajetórias de cargos e salários;
  • políticas e modalidades de crescimento profissional;
  • regras para promoções, aumentos e mudanças de cargo;
  • periodicidade de atualização das estruturas de cargos e salários;
  • igualdade de deveres e direitos entre os funcionários.

4. Comunicação aos colaboradores

A política de cargos e salários servirá como um guia para que o funcionário entenda o que a empresa espera dele na função que ocupa e qual o caminho a ser trilhado para o crescimento na empresa. Por essa razão, a divulgação do projeto deve ser feita de forma clara a todos, bem como a elaboração do plano deve ser realizada de maneira participativa, para atender às expectativas de todos e minimizar possíveis dúvidas.

5. Avaliação de desempenho

Definido o plano e suas estruturas, é necessário acompanhar sua aplicabilidade na realidade da empresa e como está sendo a evolução da equipe diante disso. 

Medir o desempenho do colaborador por meio de avaliações é fundamental para perceber sua capacidade diante das atividades inerentes ao seu cargo. Isso ajuda a resolver um problema que muitas empresas enfrentam, que é ter bons profissionais ocupando cargos errados, o que reduz o aproveitamento de seu potencial.

Colaboradores que trabalham cientes de suas atribuições, responsabilidades e direitos, e que se sentem justamente remunerados pelo seu trabalho certamente apresentam maior motivação e produtividade. 

O gestor de recursos humanos que deseja melhorar o desempenho de sua equipe e alcançar bons resultados em seu trabalho precisa estar atento à importância da elaboração do plano de cargos e salários. Para isso, ele pode contar com o auxílio de uma consultoria especializada.

Com pesquisa e planejamento, estruturar um bom plano de cargos e salários se torna mais simples. Gostou das dicas? Continue aprofundando seus conhecimentos com a leitura do nosso post sobre a importância do manual de boas-vindas para a empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação