colaboradores-como-diminuir-seu-estresse-e-melhorar-resultados.jpeg

Colaboradores: como diminuir seu estresse e melhorar resultados?

Todos nós sabemos quão difícil aplicar algumas tarefas no ambiente corporativo pode ser. Porém temos responsabilidades, como diminuir o estresse dos colaboradores, que não podem ficar de lado quando buscamos melhorar os resultados.

Para ajudá-los a aliviar essas tensões, podemos focar no desenvolvimento pessoal de cada membro da equipe com as ferramentas certas e o desejo de melhorar a performance de todos.

Pensando nisso, separamos 06 dicas para ajudar a diminuir o estresse dos colaboradores no ambiente de trabalho. Se interessou? Então continue lendo e descubra nos tópicos a seguir.

1. Ofereça treinamentos de meditação e resiliência

Muitos profissionais julgam que a meditação não combina com o ambiente empresarial, como se este vivesse apenas de adrenalina. Eles perdem os benefícios de um poderoso exercício que foi feito para o cérebro evoluir, trabalhar e produzir melhor.

Convide um profissional especializado em meditação para conversar com os seus colaboradores. Eles serão apresentados aos benefícios desta, entre eles, a resiliência — característica tão desejada no ambiente profissional.

2. Encoraje os colaboradores a fazerem exercícios

Os exercícios físicos melhoram o rendimento profissional. Quando alguém pratica alguma atividade, ocorre um aumento no volume sanguíneo e uma maior oxigenação dos músculos. Isso proporciona mais fôlego, disposição e energia para trabalhar.

Acordar um pouco mais cedo para caminhar ou ir à academia, aproveitar a hora do almoço para fazer uma aula ou nadar à noite são opções que ajudam a descarregar a tensão do dia que passou. Os colaboradores precisam de encorajamento, planejamento e disciplina.

3. Construa horários junto da sua equipe

A gestão do tempo não é uma tarefa apenas do líder. Cada colaborador deve ficar responsável por sua autogestão, porém, é importante que todos organizem juntos os horários da equipe — apontando prazos, necessidades e obrigações.

Essa organização deve permitir uma dose de flexibilidade, para que todos consigam cumprir com os prazos acordados, por mais que ocorra um imprevisto. Os horários devem ficar em um local visível ao líder, para que possa acompanhar o que todos estão fazendo.

4. Permita a todos um tempo para se desligarem do trabalho

Por mais que a rotina do escritório seja maçante, é necessário organizá-la para que haja intervalos onde os colaboradores consigam recarregar as energias. Isso pode ser feito por meio de atividades ou da implementação de lugares que promovam essa pausa.

A área do café, por exemplo, pode ter uma televisão ou um baleiro com guloseimas, ou pode-se separar um espaço da empresa para fazer um quarto escuro, onde as pessoas podem tirar uma soneca após o almoço.

5. Cultive a gentileza dentro do ambiente profissional

O clima organizacional tem um peso muito grande no que tange a diminuição do estresse dos colaboradores e a consequente melhora dos resultados. Se as pessoas se tratam de maneira fria e/ou grosseira, todos entenderão que esse comportamento é o natural do lugar.

Cultive, portanto, atitudes gentis, colaborativas e resilientes na rotina de todos. Quando um problema de relacionamento for identificado, não ignore. Chame as partes envolvidas para conversar. Incentive um comportamento mais humano e respeitoso entre todos.

6. Promova palestras e workshops sobre o assunto

Colaboradores estressados tendem a não render o suficiente para alcançar os resultados propostos. Se as demais ações não surtirem o efeito esperado, faça uma parceria com consultorias que lidam com o estresse para que façam palestras e workshops.

Esse tema pode ser apresentado às pessoas sob uma ótica diferente, às vezes incomum, tocando-os de um jeito único que levará à mudança de pensamento. É possível ficar bem no trabalho e encorajar os outros a alcançarem esse nível. Esse é o fundamento para ter colaboradores de alta performance.

Agora que você sabe como diminuir o estresse dos colabores no ambiente de trabalho, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e deixe que mais pessoas usem essas dicas! Elas podem promover a melhora do clima organizacional e do desempenho das equipes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação