clima organizacional

O que é Clima Organizacional e como ele interfere na sua empresa

Estamos vivenciando um momento marcante de mudança da mentalidade empresarial, em que as pessoas, como parte de uma organização, vêm sendo cada vez mais reconhecidas como essenciais, e daí surgindo a necessidade de se preocupar com seu bem-estar e qualidade de vida. Dentro desse contexto, o tema Clima Organizacional é uma pauta constante, uma vez que é um valioso indicador da satisfação das pessoas com o trabalho e de como este, por sua vez, influencia no dia-a-dia delas.

O que é Clima Organizacional

Clima Organizacional é um conjunto de fatores de uma empresa e a percepção das pessoas sobre eles. Esses fatores incluem desde relacionamento interpessoal, comunicação interna e externa, relacionamento com o cliente, vivência da hierarquia empresarial, até o ambiente físico.

Por estar submetido à percepção das pessoas, o Clima Organizacional é algo subjetivo e, portanto, passível de mudança. Embora abarque todos os aspectos citados acima, verifica-se que normalmente o Clima Organizacional se funda principalmente nas questões relativas aos relacionamentos.

Consequências de um Clima Organizacional adverso

Se os colaboradores de uma empresa percebem o clima organizacional como sendo desfavorável, várias são as repercussões a partir disso, como: alta rotatividade, desmotivação e queda da produtividade, absenteísmo, aumento dos gastos da empresa, falta de engajamento, problemas de saúde e adoecimento no trabalho, ambiente que não estimula criatividade e inovação.

Uma das maneiras de evitar que este caos se instaure é realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional. Este serviço tem como objetivo identificar quais são os pontos de insatisfação dos funcionários, bem como os processos ineficientes da empresa. Isto definido, o próximo passo é tomar as providências cabíveis para modificar o quadro. Para conhecer mais a fundo como funciona a Pesquisa de Clima, clique aqui.

 

Para o sucesso e a restauração de um clima organizacional favorável, é de fundamental importância que os gestores sejam transparentes e demonstrem que têm consciência dos problemas, e que estão correndo atrás das medidas necessárias para a mudança. Deste modo, a equipe reconhece que tem um líder eficiente, e que suas reivindicações estão sendo ouvidas.

O gestor que reconhece suas dificuldades e se utiliza de uma abordagem humanizada, tem tudo para liderar uma equipe de sucesso! Baixe aqui o e-book Psicologia para Líderes e conheça mais sobre este assunto.

Gostou do tema? Compartilhe com a gente nos comentários como é o clima organizacional na sua empresa. Precisa de ajuda? Fale com um consultor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação