cão-terapia

Cão-Terapia em Empresas: Conheça os benefícios

Já imaginou ter condições de, em poucos minutos, relaxar, diminuir o estresse, e também ficar mais feliz enquanto trabalha? Isso tudo é possível de ser proporcionado, através da Cão-terapia. Você verá neste artigo, o que é a Cão-terapia, seus benefícios e para quais situações indicamos este serviço.

É importante você saber, antes de prosseguirmos, que a cão-terapia é passível de implementação em qualquer empresa, no que diz respeito ao setor ou porte. Essa amplitude é justificada pelo fato que todas as empresas contam com pessoas. E é para elas que levamos os benefícios e, em seguida, estes são revertidos em eficiência para a organização.

Continue lendo para entender esta dinâmica de repercussões positivas para as organizações. Vamos explicar o que é a cão-terapia para ficar mais claro.

Cão-terapia: o que é?

A cão-terapia é uma forma de Terapia Assistida por Animais (TAA), na qual cães devidamente treinados promovem diversos benefícios para as pessoas. É uma atividade planejada com o objetivo de promover qualidade de vida, saúde física, social e emocional. Pode ser aplicada em grupo ou individualmente.

A cão-terapia aposta que a partir do relacionamento entre cães e humanos a saúde é promovida. A atividade deve sempre ser supervisionada por um profissional capacitado e que seja preferencialmente da área da saúde, por exemplo, psicólogos.

O serviço pode tomar diversas formas, o que possibilita que seja personalizado de acordo com as necessidades das empresas. Esta personalização permite que desenhemos a atividade de forma a potencializar os benefícios para cada cliente.

Como acontece a cão-terapia nas empresas

Por ser um serviço altamente personalizável, pessoas e empresas podem obter os benefícios de maneiras diversas.

Cão-terapeuta motivando pessoas em reuniões

Imagine que sua empresa faz reuniões toda sexta-feira pela manhã. Ela pode obter os benefícios da cão-terapia antes e depois dela. As pessoas, antes de entrarem na reunião, aliviarão suas tensões, se relacionarão de forma positiva com os colegas e ainda terão o cérebro estimulado pela atividade terapêutica de contato com o cão. E após, terão os mesmos benefícios para manter o moral da equipe.

Imagine como as reuniões podem ser mais produtivas com pessoas mais focadas. Em vez de irem para reuniões desmotivadas, as pessoas terão muito mais motivação pela simples inserção de um cão-terapeuta antes e depois dela.

Cão-terapia em dias aleatórios de trabalho

Outra opção é contar com o serviço de cão-terapia de forma aleatória durante o mês. Como é isso? A empresa contrata o serviço, por exemplo, 8 vezes no mês, que em média dá 2 vezes por semana, certo? Entretanto, estas 8 vezes acontecerão de forma randômica, portanto as pessoas estarão sabendo que um cão-terapeuta visitará o local de trabalho, mas não saberão quando. Isso criará uma expectativa na equipe. A expectativa em si já será benéfica, pois reduzirá o absenteísmo e aumentará a pontualidade, tendo em vista que você contratou o serviço para as primeiras horas do dia de trabalho. O cão poderá ir uma, duas ou três vezes na semana. Fica a seu critério, mas as pessoas sempre estarão na expectativa positiva. E mesmo depois do serviço terminar a cada dia, as pessoas ainda desfrutarão do bem-estar, alívio do estresse e dos relacionamentos positivos com os colegas que o cão-terapeuta proporcionou. Isso tudo é convertido em produtividade, criatividade e qualidade de trabalho para a empresa.

Ou, simplesmente, receber a visita do cão-terapeuta na sua empresa

A simples presença do cão-terapeuta já traz benefícios. Assista o vídeo, a seguir, de uma atividade interessante promovida por uma empresa nos Estados Unidos:

E então, o que achou? Concorda que o bem-estar e a felicidade no trabalho aumentam com a visita dos cães? Os benefícios são evidentes.

Como a EIDEA propõe e aplica a Cão-terapia

Baseando-nos nas evidências e provas científicas dos resultados positivos que a TAA oferece às pessoas, acreditamos que isso pode ser levado e ampliado para as empresas. Para tal, contamos com uma cão-terapeuta treinada para esta atividade.

Ela realiza acompanhamento veterinário e seu comportamento é continuamente habilitado para as atividades terapêuticas. No Brasil não existe uma regulamentação ou legislação para o serviço de cão-terapia, entretanto diversas instituições têm regimentos próprios para o serviço. Assim como também é o caso da EIDEA.

Nossa equipe — profissional e cão-terapeuta — segue as diretrizes da petpartners.org, uma organização sem fins lucrativos para treinamento de animais terapeutas sediada nos Estados Unidos, onde a prática da TAA é mais consolidada e regulamentada.

A partir destes princípios, levamos a cão-terapia às empresas. Realizamos reunião preliminar com os clientes para conhecer profundamente as necessidades, de modo a personalizar o desenho do serviço. Dessa forma, potencializamos os benefícios e resultados.

eidea cao terapia
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Os psicólogos da EIDEA com a cão-terapeuta da equipe, a Golden Retriever Samantha.

Levamos em consideração também o bem-estar da nossa cão-terapeuta. Portanto, o cronograma do serviço está sujeito às suas próprias condições de saúde dela.

Os benefícios da Cão-terapia

Durante todo o artigo, explicitamos para você os benefícios do serviço. A seguir, salientaremos de forma mais específica os principais, para esclarecer porque sua empresa merece a Cão-terapia.

  • Promoção de saúde física, mental e social;
  • Alívio de estresse;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Estimula relacionamentos positivos;
  • Maior qualidade de vida no trabalho;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da satisfação e felicidade no trabalho;
  • Diminuição de absenteísmo e presenteísmo;
  • Retenção de talentos com diminuição da rotatividade e turnover;
  • Maior diferencial e potencial competitivo para a empresa.

E então, o que achou desta oportunidade diferenciada de promover saúde e aumentar a produtividade?

Entre em contato com a EIDEA para conhecer melhor a cão-terapia ou tirar qualquer dúvida sobre o serviço!

Comments (2)

  1. Acho muitíssimo positiva esta ideia e acredito que surta efeito.
    Tenho dois golden retriver em casa. tenho tido cães há muitos anos, sempre de temperamentos doceis, e confesso que me trazem felicidade e me aliviam muito o stress, para além de serem excelentes companheiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação