aumentar a produtividade baixos custos

Aumentar a produtividade em empresas com baixos custos

A EIDEA tem construído cada vez mais soluções de baixo custo para nossos clientes. Queremos compartilhá-las, pois acreditamos que existem mais pessoas como a gente que também acreditam que a psicologia pode transformar. Neste artigo, discorro sobre como empresas podem aumentar a produtividade com poucos gastos financeiros – ou nenhum custo.

As ideias foram baseadas em nossas experiências como consultores e, é claro, no conhecimento científico da psicologia. São com estas bases do saber que elaboramos nossas soluções.

Leia, a seguir, quais as dicas para aumentar a produtividade com baixíssimos custos:

1 – Análise de cultura organizacional

Certamente sua empresa já tem tudo que precisa para melhorar os resultados, a questão é que estas soluções são invisíveis para quem está imerso na cultura organizacional.

Quando a EIDEA realiza diagnóstico da organização, muitos clientes ficam impressionados com as soluções enxutas e sem custos que propomos, pois parece óbvio, mas para quem vive cotidianamente em uma cultura organizacional, é quase impossível perceber certos aspectos.

Portanto, uma excelente forma de aumentar a produtividade com baixos custos é analisar a cultura organizacional da sua empresa, com o apoio de uma consultoria externa.

   

Com o e-book Tudo sobre Diagnóstico Organizacional, você aprenderá tudo que precisa para

entender profundamente sua empresaClique aqui para baixar o e-book gratuitamente!

   

2 – Grupos cooperativos de crescimento pessoal e profissional

Uma forma simples de promover o bem-estar entre os funcionários, o clima organizacional, o trabalho em equipe e a produtividade, é realizar grupos de colaboração.

Estes grupos devem ter a periodicidade preferencialmente semanal, com duração mínima de 1 hora. O objetivo é que seja um espaço em que os funcionários compartilhem os desafios atuais e cooperem entre si para superar as barreiras.

Os grupos devem ser conduzidos por um(a) psicólogo(a). Funciona especialmente bem para cargos de nível analista e gerencial.

3 – Feedbacks informais estruturados

Em uma empresa que há cultura de feedbacks recorrentes, o crescimento dos colaboradores é muito mais rápido, pois aprendem mais com os feedbacks que recebem.

Em uma empresa que não há feedbacks, as oportunidades de aprender são muito mais raras.

Os colaboradores têm melhores condições de melhorar seus desempenhos e a qualidade dos trabalhos que realizam com feedbacks frequentes.

Sua empresa pode requisitar um treinamento especializado em feedbacks corporativos, que será um investimento baixo com um retorno alto.

4 – Análise de cargos

Analisar as funções de cada cargo é o primeiro passo para conseguir descrever objetivamente o que cada funcionário irá fazer.

A discriminação clara das funções dos cargos agiliza os trabalhos – e, por conseguinte, serve para aumentar a produtividade.

Além disso, quando uma pessoa tem o entendimento claro e objetivo de suas funções ela será muito mais capaz de realizar seu trabalho mais rápido e com maior qualidade.

5 – Remanejamento de pessoas

A última opção é uma das mais interessantes, aparentemente trabalhosa, mas se executada com bom planejamento a implementação pode ser bastante simples.

Para realizar um remanejamento efetivo, deve ser primeiro efetuada a análise e descrição dos cargos da empresa. Pois esse simples execução já pode dirimir problemas de produtividade relacionados às funções.

Mas é claro que depende do objetivo do remanejamento. Se o objetivo for ocupar uma vaga dentro da empresa, ou realocar um funcionário. Neste caso, a análise dos cargos pode ser dispensada, mas ainda sim, é uma boa opção para aumentar a produtividade dos funcionários envolvidos. Mas é claro que o planejamento é fundamental.

Considerações para aumentar a produtividade

Uma consideração importante para o aumento da produtividade é que existem fatores diretamente relacionados que podem impactar positiva ou negativamente. São eles:

Estes fatores devem ser observados e desenvolvidos, pois, mesmo se você aplicar as 5 soluções explicitadas neste artigo, a produtividade pode não aumentar. Se este for o caso, certamente ela estará sendo influenciada por um ou mais dos quatro fatores citados acima.

Gostou das dicas contidas neste artigo? Quer suporte especializado para implementá-las na sua empresa? Entre em contato com a EIDEA, teremos a solução sob medida para você e sua empresa!

 

    
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Marcos Faria  
EIDEA Consultoria & Psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação