Arteterapia nas empresas

Muito se tem falado a respeito da promoção de saúde e qualidade de vida no trabalho. A EIDEA, sendo uma empresa de Psicologia preocupada com o desenvolvimento e o bem-estar de pessoas e organizações, presta serviços que visam, dentre outros fatores, a diminuição do stress e o incentivo ao autoconhecimento no ambiente de trabalho. Para tal, a EIDEA oferece soluções que promovem a integração dos níveis emocional, racional e corporal, por meio de diferentes atividades que favorecem a auto-expressão. Uma delas é a Arteterapia. Já ouviu falar?

O que é a Arteterapia?

A Arteterapia é uma modalidade terapêutica que, como o próprio nome já diz, tem como objetivo proporcionar vivências terapêuticas experienciadas por meio da arte. Neste contexto, a expressão artística é utilizada como instrumento de autoconhecimento e de expressão de sentimentos de forma espontânea.

É um recurso extremamente eficaz em empresas, uma vez que proporciona uma vivência inovadora do ambiente e das relações de trabalho.

Como funciona a Arteterapia em empresas?

Para garantir a qualidade e adequação do nosso serviço à demanda do cliente, os psicólogos da EIDEA realizam um primeiro contato com o público-alvo, no qual apresentam o serviço de Arteterapia para os participantes, buscando identificar quais as queixas em que este recurso pode intervir.

Assim como todos os serviços da EIDEA, a execução se dá in loco, com materiais e recursos providos pelos psicólogos, e é aplicado em comum acordo com a organização e os participantes. Dentre as possibilidades da Arteterapia estão as artes plásticas, música, poesia, dança e teatro.

Ao final, os participantes podem compartilhar suas impressões e percepções a respeito da atividade, bem como promover troca de experiências. Todo o processo é realizado em grupo.

Quais os benefícios da Arteterapia para minha empresa?

A Arteterapia é um método que possui inúmeros benefícios, sendo os mais evidentes a diminuição do stress e o incentivo ao autoconhecimento, auto-expressão e processo criativo.

Além disso, a Arteterapia pode atuar diretamente nos problemas relacionados à comunicação interna na empresa, além de auxiliar na interação grupal e relacionamentos interpessoais. Também podem ser citados como benefícios deste serviço:

  • Possibilidade de expressão de sentimentos a nível corporal;
  • Oportunidade de dar forma aos sentimentos e sensações;
  • Aperfeiçoamento do contato a nível sensorial;
  • Melhoria da coordenação motora ampla e fina;
  • Autoconhecimento, elaboração e ressignificação de experiências e vivências;
  • Canalização e direcionamento da energia.

Quando os colaboradores exercem sua criatividade e têm a oportunidade de trabalhar questões relativas ao convívio e ao ambiente de trabalho, a própria empresa é igualmente beneficiada, pois ganha com funcionários mais criativos, mais motivados, com maior capacidade de interação interpessoal e trabalho em equipe, menos estressados, mais saudáveis e, por consequência, mais produtivos.

Comente