consultoria psicólogos bh

9 Razões para considerar uma consultoria de psicólogos

Este artigo é dedicado a apresentar motivos e argumentos favoráveis ao diferencial de uma consultoria que conte com serviços de psicólogos. Para qualquer desafio ou problema relacionado a pessoas, a empresa deve, no mínimo, considerar o parecer de uma consultoria de psicólogos.

Devo ressaltar também que não é qualquer psicólogo, assim como na medicina e na engenharia, na psicologia existem diversas especializações e áreas de atuação. A diferença é que a graduação da psicologia tende a ser pluralista, ou seja, dar bases para diversas atuações para a pessoa definir sua especialidade após a faculdade. Mas assim como você deve dar preferência para um Engenheiro Civil em vez de um Aeroespacial para projetar um edifício, ou um Ortopedista do que um Endocrinologista para avaliar um osso fraturado, você deve dar preferencia a uma especialidade da psicologia para analisar sua empresa: a Psicologia Organizacional.

No entanto, assim como em diversas vertentes do conhecimento, as áreas da psicologia são complementares. Portanto, para resolver problemas e soluções relacionados às pessoas, você deve dar preferência para psicólogos com experiência na Psicologia Organizacional e Clínica!

É de extrema importância isso: em teoria, os psicólogos são os profissionais mais indicados para lidar com pessoas. Para entender e auxiliar no desenvolvimento de pessoas, o mais indicado é o psicólogo clínico. Mas, para conciliar o crescimento da empresa e das pessoas conjuntamente, este psicólogo também deve ter experiência com a psicologia organizacional. Assim, este profissional saberá utilizar as ferramentas para desenvolvimento individual e as ferramentas para desenvolvimento coletivo empresarial.

Agora que você já sabe que não é de qualquer psicólogo que estamos falando, mas sim o que tem formação em psicologia clínica e organizacional, conheça as razões para considerar a consultoria realizada por este profissional, para lidar com qualquer desafio relacionado a pessoas. Leia a seguir:

1 – Ferramentas de rapport e empatia

Assim como as ferramentas de um Dentista são todos os instrumentos que ele utiliza para cuidar da saúde bucal em uma consulta, as ferramentas do psicólogo estão em suas interações sociais. Elas consistem de uma forma específica de falar, escutar ou abordar um tema ao dialogar com pessoas.

Os consultores psicólogos têm sempre um pilar para orientar sua atuação em empresas: desenvolver autonomia organizacional e das pessoas. Para isso, elaboram treinamentos, palestras, oficinas, grupos, etc. Mas, para solucionar qualquer problema, o consultor deve primeiro estudá-lo!

Para entender o desafio relacionado a pessoas – seja um problema de gestão, relacionamentos, comportamentos, da cultura organizacional, etc –, o consultor deve apreender a perspectiva das pessoas que estão inseridas na organização, por meio de conversas, entrevistas e questionários.

Para isso, os psicólogos usam diversas ferramentas para estabelecer rapport e ter empatia. Dessa forma, as pessoas confiam que podem se abrir e revelam dados imprescindíveis para solucionar os problemas. Um psicólogo clínico e organizacional sabe fazer isso como nenhum outro profissional.

2 – Domínio sobre desenvolvimento humano

Você sabia que as faculdades de psicologia têm disciplinas específicas sobre Desenvolvimento Humano? E sobre Avaliação de Diferenças Individuais? Além de disciplinas de Ciência do Comportamento Humano?

São disciplinas base para orientar intervenções eficientes para o desenvolvimento de pessoas de todas as idades e contextos. É muito diferente a abordagem de um coach com formação em psicologia da de um coach sem formação em psicologia, por exemplo, justamente pelos conhecimentos complementares que o coach psicólogo tem.

Os psicólogos conhecem as melhores intervenções para desenvolver comportamentos e potencializar pessoas, justamente por terem conhecimentos que só se aprende na faculdade, sobre a natureza biopsicossocial humana.

3 – Experiência com conflitos e divergências

Psicólogos com experiência clínica e organizacional estão acostumados a lidar com conflitos em diversos contextos, incluindo o empresarial.

Saber lidar com conflitos e emoções é essencial para melhorar os relacionamentos interpessoais.

Os psicólogos saberão como lidar com o conflito sem evitá-lo ou reprimi-lo. É uma habilidade de psicólogos manejar conflitos permitindo que eles se desenrolem de forma construtiva. E não de uma forma que ocorram danos irreparáveis em uma empresa.

Portanto, seja para gerir conflitos, administrar feedbacks ou gerir emoções ou lidar com o clima organizacional, dê preferência a uma consultoria de psicólogos.

4 – Expertise sobre o individual e o coletivo (cultural)

Pegando carona no argumento do desenvolvimento humano, psicólogos fundamentam-se nas variáveis individuais e coletivas para desenvolver pessoas.

São os profissionais mais capacitados para elaborar estudos e relatórios que consideram a influência de variáveis individuais, coletivas e culturais no desenvolvimento de uma empresa, realizando o cruzamento e integração de todas estas variáveis em modelos explicativos didáticos e funcionais para a proposição de soluções.

Portanto, para entender a sua organização como um todo e encontrar as melhores soluções, dê preferência para consultores psicólogos!

5 – Sigilo assegurado para sua empresa

Psicólogos seguem um rigoroso código de ética. O Conselho Federal de Psicologia, que regulamenta a classe profissional, tem rígidas diretrizes sobre confidencialidade. Os psicólogos devem manter total sigilo sobre todas as informações que seus clientes expõem.

Os psicólogos só podem revelar as informações poucos casos. Um é para outros colegas da mesma profissão a título de estudo e construção do conhecimento. Mesmo assim, sem revelar a identidade do cliente. Os outros são casos particulares e isolados assim como consta no código de ética.

Os psicólogos que não seguem essas diretrizes da confidencialidade sofrem penalidades: podem ter seus registros profissionais suspensos ou cassados, sofrer censura pública e/ou terem que pagar multas altas.

Portanto, se um profissional se intitula psicóloga ou psicólogo, pode saber que as informações sobre sua empresa estarão asseguradas. E se você suspeitar de qualquer vazamento ou quebra de sigilo, você pode denunciar diretamente no conselho regional de psicologia do seu Estado.

6 – Know-how sobre motivação e engajamento

Neste blog, existem alguns artigos que explicam como motivar funcionários, com métodos baseados nas ciências psicológicas.

Muitas vezes as pessoas pensam que a psicologia lida somente com o psicológico ou emocional, mas não é bem assim. Os psicólogos bem treinados conciliam emocional, racional e fisiológico como motivadores das pessoas.

A partir da análise de sua empresa, psicólogos saberão implementar práticas de bonificação, incentivos e motivação em geral que realmente funcionam, pois conhecem o organismo humano em sua totalidade emocional-racional-fisiológica.

Para entender melhor como você pode usar princípios da psicologia para motivar funcionários, você pode ler os seguintes artigos:

A equação fundamental para motivar funcionários

Por que recompensas são melhores que punições no trabalho

7 – Aliança entre produtividade, satisfação e bem-estar

É possível ter tudo isso acontecendo simultaneamente na sua empresa: pessoas altamente produtivas, satisfeitas com o trabalho e os desafios e desfrutando de bem-estar.

Psicólogos com especialidades em psicologia clínica e organizacional, saberão identificar, na sua empresa, as oportunidades para aumentar a produtividade, ao mesmo tempo que promovem a qualidade de vida das pessoas. Quando as pessoas têm bem-estar e realizam efetivamente o seu trabalho, tornam-se satisfeitas com a empresa.

Isso é convertido em atração e retenção de talentos para a empresa. Uma empresa que consegue fazer isso, corta muito os custos com recrutamento e seleção, absenteísmo e presenteísmo no trabalho.

Você pode comprovar como o bem-estar é convertido em saldos financeiramente positivos para sua empresa, baixando nosso infográfico sobre os efeitos da qualidade de vida no trabalho aqui.

8 – Métodos de educação corporativa eficazes

Como dito anteriormente, psicólogos têm expertise em desenvolvimento humano e ciência do comportamento.

Isso confere a esses profissionais conhecimentos-chave para colocar em prática os melhores métodos de aprendizagem organizacional – com palestras, workshops, treinamentos práticos, aprendizagem continuada, coaching e grupos cooperativos.

A partir de breves estudos da sua organização, os psicólogos identificam as estratégias de educação mais adequadas e eficazes para sua empresa.

9 – Autonomia e independência da organização

Um aspecto muito marcante da formação de psicólogos é que somos treinados a promover autonomia e independência de nossos clientes.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a psicologia não provoca dependência. As teorias da psicologia que os psicólogos da EIDEA se fundamentam, por exemplo, incentivam o desenvolvimento ulterior dos clientes. Ou seja, os psicólogos levam aos clientes ferramentas e conhecimentos para serem capazes de fazer por conta própria.

Isso é promover autonomia e independência, levar para os clientes os aprendizados necessários para deixarem de ser clientes algum dia. Uma consultoria com psicólogos clínicos e organizacionais tem este objetivo.

Resumo das razões para considerar uma consultoria de psicólogos

Para deixar bem claro as razões para se contratar uma consultoria que tenha psicólogos, elaboramos o esquema abaixo:

É qualquer psicólogo?

Não. Você deve considerar em qual área o profissional tem formação e experiência.

Qual a especialidade o psicólogo deve ter?

Psicologia Organizacional

e

Psicologia Clínica

Por que considerar estes profissionais para uma consultoria para minha empresa?

1. Conseguem estabelecer facilmente rapport e ter empatia com as pessoas:

Isso facilita em pesquisas e estudos relacionados aos desafios com pessoas.

2. Dominam conhecimentos sobre desenvolvimento humano:

Sabem como desenvolver competências e comportamentos organizacionais.

3. Experiência com conflitos e divergências entre pessoas:

Ajuda fortemente a enfrentar os atritos que atrapalham o desenvolvimento da empresa.

4. Têm expertise sobre variáveis individuais e coletivas:

Sabem o que mobiliza indivíduos e grupos, e têm ferramentas para entender a influência da cultura nas empresas.

5. Sigilo assegurado para sua empresa:

Psicólogos devem respeitar um rigoroso código de ética, que garante a confidencialidade das informações da sua empresa.

6. Know-how sobre motivação e engajamento:

Psicólogos têm amplo e aprofundado conhecimento sobre a natureza humana, sabendo facilmente implementar medidas eficazes de motivação e engajamento.

7. Aliança entre produtividade, satisfação e bem-estar:

Aliando estes três aspectos, psicólogos conseguem potencializar cada um deles em benefício tanto das pessoas como da empresa.

8. Métodos eficazes de educação corporativa:

Com sua expertise em desenvolvimento humano e ciência do comportamento, psicólogos serão capazes de elaborar os melhores métodos de educação corporativa para sua empresa.

9. Promoção de autonomia e independência da sua empresa:

A consultoria realizada por psicólogos tem como objetivo tornar o cliente capaz de atuar por conta própria na área requerida da consultoria. Para isso, psicólogos levam as ferramentas e os conhecimentos necessários para os clientes.

Caso queira obter os benefícios de uma consultoria de psicólogos, você pode entrar em contato com a EIDEA aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação