gestão de pessoas eficiente dicas

9 dicas para ter uma Gestão de Pessoas eficiente

A melhor maneira de aproveitar o capital humano que você tem em mãos na sua empresa é tendo boas práticas de gestão de pessoas. Essas estratégias precisam ter o objetivo de potencializar, reter, atrair e administrar esse capital que faz toda a diferença na empresa.

Se a sua empresa tem essa meta em suas políticas internas, ela com certeza faz parte daquelas corporações que conseguem extrair o melhor das pessoas e formam profissionais muito mais bem qualificados e que têm uma motivação a mais para realizar suas tarefas

Vamos conhecer nesse artigo algumas dicas para que você possa fazer esse trabalho de um modo eficaz

Motivação

Uma pessoa precisa de motivação. Trabalhar essa vontade de vencer, o prazer de ser recompensado quando as coisas acontecem é um dos pilares da gestão de pessoas. As pessoas que fazem parte de uma equipe já estarão motivadas se o seu trabalho for reconhecido.

Como dito anteriormente, o ser humano é a engrenagem mais importante que faz a sua empresa andar. Entretanto ele não pode ser tratado como uma peça de fácil substituição. Primeiro, encontre o que pode motivar a sua equipe como um todo, em todos os níveis de hierarquia.  incentivos financeiros como salários ou bonificação por produtividade podem ser adotados, mas é possível encontrar outros motivadores. O próprio desafio oferecido pelo trabalho ou a elaboração de um plano de carreira também podem funcionar. Os bons funcionários precisam ser valorizados.

A comunicação interna

Todo mundo que faz parte de algo gosta de ter informações sobre a situação do projeto e da empresa como um todo. Na gestão de pessoas, a confiança é muito importante. Quando você deixa sua equipe a par de tudo que está acontecendo, você demonstra respeito e atenção.

Isso pode ser feito através de canais de comunicação, como jornais, intranet, revistas mensais e até reuniões que possam juntar os funcionários para que haja aquela conversa franca e que todos tenham informações claras e possam se expressar livremente. Esse recurso é fundamental para superar momentos de crise.

Tenha um líder que agregue a equipe

É muito importante que o encarregado, gerente, e/ou responsável pela liderança na equipe tenha noções de gestão de pessoas e seja alguém que possa criar um clima positivo no ambiente de trabalho.

Esse líder é fundamental para que a produtividade dos colaboradores seja potencializada pelo otimismo e entusiasmo que esse líder deve transmitir. Desse modo, o trabalhador vai se sentir confortável para exercer sua função e o bom clima vai evitar conflitos, podendo, inclusive, melhorar a participação de todos nas atividades.

Estimule o trabalho em equipe

Como sabemos, o mercado de trabalho é extremamente competitivo, mas dentro de uma empresa que pretende trabalhar com a gestão de pessoas de um modo eficiente, é necessário que o colaborador entenda que a corporação é um organismo com um objetivo em comum para todos.

Nessa linha de pensamento, todos os setores precisam estar alinhados e saber que precisam um do outro para que o objetivo principal da empresa seja alcançado. A partir daí, todos poderão ser capazes de perceber a sua importância dentro da estrutura de trabalho.

Integre os seus funcionários

Quem não gosta de participar daquela festa de final de ano? Sim, essa é uma das práticas de gestão de pessoas bem eficaz. Isso porque o seu funcionário vai se sentir acolhido, sabendo que o clima de seriedade que deve ser mantido entre os colegas pode se transformar em descontração em um outro momento.

Esse foi apenas um exemplo, mas também podemos citar o que muitas empresas fazem como aqueles 15 minutos fora da sala para realizar ginástica laboral ou qualquer outra atividade de integração. Nesse momento, o funcionário pode aliviar a tensão do dia a dia junto com seus colegas.

Invista em capacitação para os colaboradores

Satisfação é a palavra chave para que a gestão de pessoas seja efetiva. Ainda que um funcionário possa ter motivação no dia a dia e estar de bem com os colegas, se ele não está vendo a possibilidade de crescimento individual, uma hora ele pode cansar.

Fazer a gestão de pessoas é vislumbrar algo a longo prazo. Se você investir no capital humano, oferecendo cursos, treinamentos e palestras que agreguem pessoal e profissionalmente, você estará se preparando para que esse indivíduo esteja cada vez mais capacitado para trabalhar.

Comece a sua relação com o funcionário desde o processo seletivo

Toda empresa tem sua visão, missão e valores. Logo, não cometa o erro de colocar na sua empresa uma pessoa que não acredita no que você faz e nas condições que você pode oferecer para ela. Seja sincero em relação ao salário e responsabilidades que serão entregues.

Essa é a melhor maneira de você continuar acertando na gestão de pessoas. Colocar no seu ambiente alguém que não está alinhado com os valores da sua corporação pode começar a ruir todo o trabalho de gestão que você realiza.

Dê voz a seus funcionários

Já pensou o que o cara que trabalha na manutenção tem para falar em relação a função dele? Ele pode ter uma ideia que gere economia para a empresa, já que quem faz a manutenção e coloca a mão na massa é ele. Por isso, é necessário deixar todos da equipe a vontade para dar suas sugestões.

Como falamos que a capacitação é algo importante para a gestão de pessoas no ambiente de trabalho, você pode realizar uma pesquisa para saber que tipo de palestra ou curso eles querem ter. É uma ótima maneira de agradar e estreitar o vínculo entre funcionários e empresa.

Não esqueça do feedback

O trabalhador pode ter reconhecimento através do salário ou bônus, mas aquela conversa cara a cara é uma boa maneira de um líder valorizar o material humano. É também um jeito mais honesto de corrigir aquilo que está errado.

O feedback aproxima os funcionários dos gestores, basta que seja algo de modo transparente e imparcial. Você precisa apenas fazer com que as pessoas que trabalham para você se sintam como elas realmente são: parte da empresa.

Gostou das nossas dicas para realizar uma gestão de pessoas eficaz? Conhece mais alguma? Deixe pra gente nos comentários.

Texto produzido pela equipe do Learncafe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação