6-dicas-para-melhorar-o-ambiente-de-trabalho-em-startups.jpeg

6 dicas para melhorar o ambiente de trabalho em startups

O ambiente de trabalho de uma startup pode contribuir de diversas maneiras no crescimento do negócio, tornando-o mais inovador e produtivo. Isso porque o ambiente influencia a forma como os colaboradores se sentem, pensam e agem dentro da empresa.

Não é à toa que as mais bem-sucedidas startups investem em ambientes descontraídos, capazes de inspirar suas equipes. A Samba Tech, considerada uma das mais inovadoras da América Latina, aposta em salas temáticas para reunião, horários flexíveis e um bom café.

Por isso decidimos criar esse post. Hoje vamos dar algumas dicas para arquitetar um ambiente de trabalho agradável e inspirador. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

1. Crie espaços descontraídos e inspiradores

O espaço de trabalho pode dizer muito sobre a cultura da empresa. Além disso, certamente contribui para melhorar o clima organizacional e atrair e reter profissionais talentosos — uma prioridade para startups.

Por isso, você pode começar melhorando o espaço dentro da própria empresa, tornando-o mais agradável. Mesmo grandes companhias adotam essa estratégia; na sede brasileira da Walmart, por exemplo, é possível ver até minicampo de golfe.

Se não possui muita grana para investir, então inicie melhorando a ergonomia dos móveis e a divisão dos espaços de trabalho, criando um ambiente para descanso e oferecendo uma boa máquina de café. Pronto, seu ambiente está muito mais inovador!

Hoje o open space (layout aberto dos escritórios) é bastante utilizado. Isso dá uma sensação de transparência, melhora a comunicação e, consequentemente, reflete no bem-estar do time.

2. Invista no bem-estar dos talentos

O bem-estar dos colaboradores influencia diretamente na rentabilidade do negócio. Segundo pesquisa realizada pela Sodexo, organizações que investem na qualidade de vida dos seus profissionais são (em média) 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas.

Algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo, como Google, P&G e HP, apostam em horários mais flexíveis. A HP permite que alguns dos seus colaboradores realizem suas tarefas de forma totalmente remota, sem nem mesmo sair de casa.

Existem muitas outras coisas que podem ser feitas para otimizar a qualidade de vida dentro das startups. Que tal contar com a presença de cães terapeutas (espalhando a felicidade) ou investir em programas de ginástica laboral? Não há limites!

Investir na qualidade de vida dos colaboradores não é um gasto, mas uma ação com retorno garantido. Então busque e implemente os programas que se adéquam à sua equipe.

3. Recompense os talentos pelos resultados alcançados

A sensação de meritocracia é uma das mais importantes para construir um bom ambiente de trabalho, seja em uma startup ou uma multinacional. Então é importante recompensar os talentos — em termos de cargos e salários — de acordo com o seu desempenho.

É possível começar investindo em um plano de carreira, que associe os interesses dos profissionais com os interesses da startup. Defina como o funcionário pode crescer dentro da empresa, que resultados deve alcançar e quanto tempo deve atuar.

Além disso, também é possível investir em benefícios não financeiros. Imagine um dia de folga, uma vaga exclusiva na garagem ou coisas parecidas. Ao aplicar essas dicas, conseguirá construir um ambiente agradável, capaz de reter e inspirar talentos.

4. Elimine o excesso de regras. Compartilhe valores

Organizações mais burocráticas gostam de exercer domínio sobre os empregados, por isso definem diversas normas de conduta, mas certamente não é essa mensagem que você deseja transmitir dentro da sua startup, então foque nos valores!

Valores não têm a ver com o que se pode ou não fazer, mas com o que se deve ou não fazer — há uma diferença muito grande. Bons valores moldam a cultura de uma organização e influenciam a forma como os talentos estruturam suas decisões.

Um ótimo exemplo disso é a Netflix, a gigante do streaming. A companhia diz que só contrata pessoas maduras, capazes de falar abertamente com seus subordinados, colegas e chefes. Por isso não possui um código de regras para o RH, como é comum nas empresas.

Defina os valores do seu empreendimento e compartilhe com seus funcionários. Diga que isso é o mais importante e que todos devem segui-los. Contrate novas pessoas com base nesses mesmos valores, assim elas terão adesão à sua organização.

5. Aprimore o diálogo dentro da empresa

A comunicação interna é um dos mais importantes elementos para a construção de uma startup bem-sucedida. Quando não há comunicação, é provável que o número de erros e problemas aumente de forma exponencial.

Para otimizar a comunicação é possível agir melhorando a liderança e os canais de comunicação interna. No primeiro caso, instigue todo o topo da empresa (líderes) a se comunicar com seus subordinados e invista em bate-papos mais descontraídos.

Depois, implemente modernos canais de comunicação. É possível usar redes sociais corporativas, intranet, aplicativos mobile e outros softwares especializados.

Com uma boa comunicação, toda a equipe vai ficar mais bem informada e alinhada. Assim, além de melhorar o ambiente de trabalho, será possível alcançar grandes resultados e tornar a startup muito mais competitiva no mercado.

6. Invista em treinamentos e workshops

Bons treinamentos desenvolvem os funcionários, tornando-os cada vez mais preparados para desempenhar suas funções e lidar com os problemas diários. Isso contribui para construir um melhor clima organizacional, beneficiando a todos da empresa.

Para definir qual o melhor treinamento para a sua equipe, reflita sobre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que devem ser desenvolvidas em cada talento.

Hoje também é muito comum a prática de treinamentos colaborativos, por meio dos quais os próprios talentos criam e compartilham os cursos desejados. Assim, um analista de mídias sociais pode falar sobre marketing digital, beneficiando a si e aos seus colegas.

Não existe uma fórmula secreta para construir um bom ambiente de trabalho, as soluções podem variar de acordo com a criatividade, a liberalidade e o orçamento de cada startup.

Entretanto, as dicas mencionadas aqui já são um ótimo começo! Implemente-as e conseguirá arquitetar um ambiente realmente agradável e produtivo. Comece investindo no bem-estar do seu time, assim terá pessoas felizes e motivadas.

Agora que está por dentro do conteúdo e sabe como melhorar o ambiente de trabalho de uma startup, aproveite para continuar aprendendo. Leia nosso post: como empreendedores podem manter a mente forte. Vamos lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação