5 dicas para um ambiente de trabalho mais harmonioso

Todas as empresas lutam para conseguir manter seus colaboradores motivados e produtivos em busca da sobrevivência no mercado e do diferencial competitivo. As ações promovidas pela gestão de recursos humanos que sejam pensadas de forma a garantir qualidade de vida no trabalho são, na maioria das vezes, muito eficientes e bem-aceitas por todos os envolvidos nos processos empresariais. Contudo, aquelas organizações que não oferecem um ambiente de trabalho propício ao bom desenvolvimento do time não conseguem obter êxito nos planos de retenção e motivação. 

Por isso, listamos neste post algumas dicas que ajudarão a manter um ambiente de trabalho mais harmonioso e proporcionar o bem-estar e a satisfação de sua equipe. Confira!

1. Tenha uma comunicação clara

Um colaborador não se sente seguro em um ambiente em que existem conversas atravessadas, falta de sinceridade dos gestores ou informações pela metade. O aconselhável é que o gestor saiba filtrar os dados expostos sem comprometer a estratégia da empresa, praticando uma comunicação transparente com a equipe.

Esse tipo de postura negativa também incentiva os ruídos de comunicação, como as fofocas e especulações, que deixam o ambiente mais pesado e menos harmonioso.

2. Estabeleça metas para o grupo

Quando a empresa incentiva o grupo a trabalhar em conjunto por um objetivo, os colaboradores se unem para conquistar o sucesso. Mesmo que em um grupo existam funções diferentes, o gestor pode promover a interação de outras maneiras e estabelecer metas até mesmo durante um treinamento.

É importante que o líder conheça bem sua equipe para conseguir desenvolver a ação que será mais eficiente na integração do time.

3. Celebre as conquistas

Os funcionários gostam quando há visibilidade do trabalho realizado. Quando o gestor não tem a preocupação em reconhecer as conquistas da equipe, ele acaba prejudicando o ambiente organizacional, pois os colaboradores passam a acreditar que não são devidamente valorizados.

Os líderes podem aproveitar o momento de celebrar as conquistas de resultados para integrar a equipe. Essa integração também pode ser feita por meio de outras comemorações, como dos aniversariantes do mês e apresentação de novos colaboradores.

4. Acerte na contratação

Para conquistar um time unido e um ambiente harmonioso, é fundamental que o gestor escolha corretamente os colaboradores que vão compor sua equipe. A melhor forma é contratar profissionais que estejam alinhados à cultura organizacional, além de verificar se eles possuem as competências e demais requisitos exigidos.

A partir do momento em que a empresa insere no seu ambiente um profissional não alinhado ao perfil dos demais colaboradores, a chance do gestor lidar com conflitos entre funcionários é grande.

5. Ofereça um plano de carreira

Os profissionais trabalham mais motivados quando encontram na empresa uma oportunidade de crescimento e aperfeiçoamento. Quando os funcionários trabalham sem metas e objetivos em médio e longo prazo, o trabalho fica menos prazeroso e o colaborador acaba transferindo o sentimento de insatisfação para o ambiente de trabalho.

Da mesma forma, quando a empresa oferece um plano real de crescimento e orienta os funcionários para o desenvolvimento e alcance dos objetivos, o clima organizacional é afetado de maneira positiva.

Além das dicas acima, o gestor também pode investir em programas temporários e que visem à qualidade de vida e bem-estar do colaborador, como o incentivo ao esporte e à cultura, dia de visitas familiares, dia de levar o animal de estimação, flexibilidade de horário, etc.

Comente