5_dicas_para_motivar_sua_equipe.jpg.jpeg

5 dicas para motivar sua equipe

A importância da motivação dos profissionais tem permeado constantemente a pauta das empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte. Já existe um consenso de que uma equipe motivada proporciona resultados melhores. No entanto, há um grande desafio: como motivar uma equipe de profissionais com diferentes perfis comportamentais e metas profissionais?

Pensando nisso, listamos 5 dicas para motivar sua equipe e transformar a sua empresa em um case de sucesso. Confira!

1. Feedback

Imagine a seguinte situação: você tem 23 anos e acabou de se formar em tecnologia da informação. Apesar da felicidade de ter sido contratado na empresa em que começou como estagiário, tem sofrido muita pressão. Isso acontece porque seus trabalhos têm, constantemente, recebido pedidos de alterações por parte de seu superior. Assim, você acaba ficando frustrado por já não saber mais o que fazer para o resultado do seu trabalho agradar seu chefe.

Essa realidade tão comum é oriunda da falta de feedbacks, tanto positivos quanto negativos. Sob a desculpa da correria do dia a dia, reuniões de alinhamento são ignoradas e a falta de (re)direcionamento acabam desestimulando os profissionais.

2. Projetos interdisciplinares

Certamente sua equipe tornaria-se motivada se interagisse com profissionais de outras equipes no desenvolvimento de seus projetos ou em demandas inovadoras, alheias à sua rotina. Portanto, deve-se estimular a cultura de uma comunicação aberta e menos seletiva possível.

Quando profissionais diversos são reunidos em prol de um objetivo em comum e bem definido, as competências de um acabam complementando as dos outros e os projetos interdisciplinares tendem a obter maior sucesso, dentro e fora da empresa. Isso resulta em uma motivação extra aos envolvidos.

3. Flexibilidade

Motivação tem muito mais a ver com benefícios não monetários do que com bonificações em dinheiro. Por mais que falte perfil de liderança no chefe, se a sua equipe tiver a possibilidade de fazer pausas, se ausentando momentaneamente de sua rotina para respirar um ar puro e espairecer a mente, sem dúvidas, ela retornará aos seus projetos com o cérebro oxigenado e novas ideias nas quais se empenhar para superar suas metas.

4. Brainstorming

Esta técnica, muito comum no mundo da comunicação e das startups baseadas na inovação, consiste em reunir diversos profissionais que dialogam sobre um tema e dão sugestões, fazendo uma verdadeira chuva de ideias que são debatidas, avaliadas, condensadas, mescladas e dão origem a projetos inovadores.

Ao oferecer, periodicamente, um momento descontraído para essa interação, sem o compromisso de sanar um problema ou elaborar uma proposta inovadora, a empresa estimula seus profissionais a interagirem uns com os outros, tornando a convivência mais leve e possibilitando insights motivadores para cada um dos envolvidos.

5. Treinamentos

Com pequenos investimentos em treinamentos internos, tanto técnicos como comportamentais, os colaboradores se sentem mais valorizados. Isso cultiva uma motivação em superar novos desafios e inovar, até mesmo dando coragem à sua equipe para questionar os líderes sobre feedbacks, para que seja possível atender melhor às demandas de seu superior na empresa.

Você deve ter percebido que algumas sugestões são como peças de um quebra-cabeças, que se encaixam perfeitamente umas nas outras. Isso se dá porque o ideal é desenvolver simultaneamente diversas ações para motivar sua equipe e transformar seus colaboradores em profissionais de destaque. Portanto, não deixe sua equipe desmotivada!

O que achou de nossas dicas? Não perca tempo e compartilhe o post de hoje no Facebook daquele seu colega desmotivado ou publique em seu Twitter com a hashtag #TenhaUmaEidea. E não deixe de compartilhar conhecimento, sempre!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação