5 dicas para manter a produtividade no fim de ano da sua empresa

A produtividade também é sazonal. O fim de ano é uma etapa crítica para esta sazonalidade, e a tendência é que muitas empresas observem uma queda de produtividade nesta temporada.

Muitos gestores têm a crença de que essa queda na produtividade é natural e inevitável, entretanto existem medidas a serem tomadas para driblar este fenômeno indesejado. As sextas-feiras são prova de que o rebaixamento da produtividade é contornável.

A sextas-feira é o dia da semana protagonista de outra face da sazonalidade produtiva. Muitas empresas têm suas próprias políticas para driblar a desmotivação e queda de produtividade no fim da semana. Algumas delas são: incentivar a realização de happy hours, flexibilizar o horário de trabalho, ou realizar eventos internos. E, dependendo da cultura da empresa, são muito efetivos para manter a produtividade durante toda a semana.

Existem também medidas eficazes para evitar a queda da produtividade e motivação no fim de ano.

Neste artigo enumeramos quais são elas. Continue a leitura e descubra como usar os feriados de fim de ano a favor da organização! Além disso, a empresa também estará promovendo o bem-estar dos colaboradores!

1 – Incentive convites mútuos para as festas de fim de ano

Nem todo mundo faz planos para as festas de fim de ano. Além disso, muitas pessoas residem em cidades distantes de suas famílias, e não viajam nesta época do ano.

Uma forma de promover os relacionamentos e o sentimento de comunidade na sua empresa é estimular que os colaboradores festejem juntos o Natal e o Ano Novo.

Você pode, por exemplo, colocar quadros nas paredes para as pessoas colocarem seus nomes para receberem convites. E aquelas que estiverem dispostas a convidar, tomarão conta do resto.

Se colocar quadros não for o melhor para a cultura de sua empresa, simplesmente crie campanhas estimulando os convites mútuos e organização de festas em conjunto.

Esta prática será uma novidade na rotina da empresa, e irá beneficiar o ambiente de trabalho.

2 – Surpreenda os colaboradores/colegas de trabalho

Uma prática organizacional comum é entregar presentes ou lembranças aos colaboradores no fim de ano. É uma prática de endomarketing que objetiva aumentar a satisfação dos colaboradores em relação à empresa.

O problema é que este é o único objetivo desta prática. Mas, existem outras formas que, além de aumentar a satisfação dos colaboradores e colegas, ainda aumentam o engajamento e produtividade.

Uma alternativa é, por exemplo, no lugar de entregar um único presente ou recompensa, entregar vários durante a semana que antecede o Natal. O custo pode ter montante igual ou um pouco superior ao presente único.

Com esta medida, os colaboradores estarão mais entusiasmados durante toda a semana, pois receberão lembranças em vários dias. Além disso, a satisfação será prolongada por mais tempo do que se os colaboradores recebessem somente um presente. Estudos da psicologia comportamental evidenciam que o engajamento é mais intenso após obter várias recompensas do que ao receber somente uma.

3 – Promova workshops sobre o significado do ano novo

Uma ótima opção é realizar grupos cooperativos ou workshops para os colaboradores entenderem o significado do ano novo para suas vidas.

Em nossa cultura, o ano novo remete a novas chances, oportunidades de mudança e renovação. As pessoas tendem a perseguir este significado, entretanto, muitas vezes não sabem como agir para efetivar as mudanças que desejam para suas vidas.

Realizar grupos terapêuticos cooperativos no final e início no ano, pode ajudar os colaboradores a alcançarem as mudanças e desenvolvimentos que almejam. Estes grupos ou workshops devem ter como objetivo promover autoconhecimento, que é essencial para entender por onde as mudanças desejadas para 2017 devem começar.

4 – Realize sessões informais de feedback

Aproveite a descontração de fim de ano e realize sessões de feedback informais.

Nestas sessões a instrução deve ser para falar algo de positivo sobre os outros colegas publicamente. Isto irá aumentar o moral de cada um, e repercutirá em motivação e produtividade.

Além disso, em outro momento da sessão, cada um pode falar sobre uma habilidade e competência que deseja melhorar no próximo ano, e receber o incentivo e apoio dos colegas para conseguir desenvolvê-la – apoio durante a própria sessão de feedback e ao longo do ano subsequente.

Para finalizar, você pode dar um espaço para cada um agradecer a um colega sobre algum acontecimento ou auxílio que recebeu, e que foi marcante e significativo no ano que passou.

Isso irá promover os relacionamentos interpessoais e será uma oportunidade para gerar empatia e confiança entre os colaboradores.

5 – Flexibilize mais os horários

O final de ano traz sentimentos e necessidades diferentes para as pessoas.

Elas sentem-se mais cansadas pelo ano que passou, mais animadas para o ano que virá e estreitam laços com família e amigos.

Flexibilize os horários neste fim de ano para atender às necessidades pessoais dos colaboradores. É uma oportunidade para aliviarem o estresse e cansaço acumulados neste fim de ano, e voltarem ainda mais renovados no ano que vem.

Uma boa opção também é flexibilizar o horário de almoço, para que o sentimento de fim de ano favoreça a integração entre as pessoas de sua empresa. Isso irá promover os relacionamentos e repercutir em benefícios para as equipes de sua organização.

Siga estas dicas e obtenha produtividade para sua empresa no fim de ano!

Atente-se para o fato de que estas medidas têm o objetivo, sobretudo, de promover qualidade de vida no trabalho e bem-estar, que são condições para favorecer a produtividade e motivação no trabalho.

Assim sendo, medidas semelhantes às enumeradas neste texto podem ser planejadas e aplicadas durante todo o ano, de modo a também promover bem-estar, qualidade de vida e produtividade.

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