Cheerful business group giving thumbs up

4 técnicas simples para motivar colaboradores

Vamos começar este texto supondo que você reconhece a importância da motivação, então não vou ficar argumentando sobre ela aqui. Afinal, se você interessou-se pelo tema de técnicas simples para motivar colaboradores, acredito que sabe da importância da motivação no trabalho.

De forma geral, o mundo do trabalho tem mudado muito no mundo todo! Se você quiser saber mais sobre estas mudanças, veja esta lista de 5 TED Talks sobre as inovações nas relações de trabalho. Com o advento da geração Y no mercado – e possivelmente já é a maioria – as necessidades das pessoas mudaram, como também mudaram os fatores que motivam estas pessoas!

O que motiva a geração Y é muito diferente do que motivava a geração anterior, então é importante entender quais as necessidades inacabadas de seus colaboradores para motivá-los da melhor forma possível. E não me refiro àquela motivação superficial, em que as pessoas estão dispostas a ir ao trabalho e engajar-se com a empresa, mas não têm uma motivação marcante para assumir compromissos e responsabilidades com o próprio futuro e o da empresa. É uma motivação que gera mobilização e ação!

Enfim, veja a seguir 4 técnicas simples para motivar funcionários.

1 – Escutar os colaboradores para motivar

Escutar é diferente de ouvir. Ouvir é simplesmente absorver uma informação para ser capaz de dar uma solução ou resposta. Escutar é aplicar empatia! Colocar-se no lugar do outro de forma real, para chegar próximo de sentir suas próprias dores e desafios. A maioria dos gestores tem pavor de fazer isto, e não é à toa que tem tantos problemas com colaboradores.

Ao escutar o outro sobre sua realidade, torna-se possível encontrar uma solução conjunta que seja construtiva para ambos os lados. Além disso, o simples fato do colaborador sentir que há uma escuta efetiva, já o mobiliza e transforma o modo como participa do local de trabalho para algo em que realmente contribui.

Para os gestores que não estão dispostos a escutar os colaboradores, é possível contratar uma consultoria externa para realizar Pesquisa de Clima Organizacional. Os colaboradores perceberão o seu esforço para escutá-los também, e sua empresa obterá os benefícios citados e outros que darão o retorno para o seu investimento.

2 – Grupo de colaboração de carreira

Uma medida simples que será ainda mais efetiva se você tiver um(a) psicólogo(a) no seu time.

Realizar um grupo frequente em que as pessoas se apoiam mutuamente para se desenvolverem profissionalmente é ótimo para motivar as pessoas em suas carreiras. E, além disso, sua empresa acaba ganhando pelo crescimento que cada um realiza.

O grupo deverá ter o objetivo de desenvolvimento profissional, e é indicado que seja realizado toda semana. Nele, as pessoas compartilham seus desafios e conquistas. Ao compartilhar desafios, torna-se mais fácil tomar decisões e atitudes. E ao contar as conquistas, os colegas valorizam os esforços de cada um, motivando-os a prosseguirem na luta imposta pelos seus desafios!

3 – Compartilhar os desafios da empresa

Ao realizar apresentações e conversar mais com os colaboradores sobre os desafios da empresa, você os torna conscientes do que acontece no sistema organizacional. Assim sendo, você mostra abertura para eles participarem da resolução dos problemas com diálogos construtivos e soluções.

É possível ainda que seja diminuída a fofoca no trabalho – que prejudica a produtividade –, e você motiva os funcionários a colaborarem com o todo empresarial.

Caso você tenha dúvidas de como fazer isso, o nosso e-book Psicologia para Líderes pode ajudar a aplicar esta técnica e também as anteriores já apresentadas.

4 – Realizar um programa de qualidade de vida no trabalho

Investimentos em bons programas de qualidade de vida no trabalho sempre geram repercussões na motivação e produtividade.

O bem-estar humano – satisfação de necessidades – é fundamental para qualquer colaborador conseguir se empenhar no trabalho. Quando não há bem-estar, não há motivação. Os programas de qualidade de vida no trabalho podem resolver este problema.

Programas realizados de forma bem planejada, que realmente atendem às demandas dos colaboradores e das empresas, impulsionam a motivação e a produtividade. O retorno do valor investido será evidente.

Veja no nosso infográfico os efeitos de se investir em qualidade de vida no trabalho (em números)!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O INFOGRÁFICO

Estes são técnicas e métodos simples para motivar funcionários, sem que sua empresa precise fazer mudanças estruturais, alterar planos de bonificação e arriscar não ter retorno em suas ações. Caso tenha interesse em saber mais sobre como aplicar na sua empresa estas técnicas, agende com a EIDEA uma reunião sem compromisso aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação