líderes servidores habilidades

4 habilidades dos líderes servidores que sua empresa deve desenvolver

Uma boa liderança é fundamental para que qualquer atividade seja bem-sucedida. Para Peter Drucker, guru da administração, um líder é alguém que possui seguidores, que incentiva, encoraja, direciona e inspira outras pessoas. Por isso é possível afirmar que uma das maiores características de um líder é a capacidade de influenciar pessoas em busca de objetivos em comum.

Contudo, outra caraterística bastante particular e necessária é a capacidade de servir. Segundo James Hunter, autor do livro “O Monge e o Executivo”,

O papel do líder é servir, isto é, identificar e satisfazer necessidades legítimas. Neste processo de satisfazer necessidades será preciso frequentemente fazer sacrifícios para aqueles a quem servimos.

Nesse sentido, líderes servidores são indispensáveis para o sucesso de qualquer empreendimento. Neste post, identificamos 4 habilidades que são facilmente encontradas nesses ícones da liderança. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

1. Líderes servidores são apaixonados pelo que fazem

Uma das maiores características é justamente a paixão com a qual fazem as coisas. Eles amam seu trabalho e, por isso, se entregam de corpo e alma a suas atividades — o que, por si só, é inspirador. Esta é uma das atitudes que os diferenciam de um simples chefe, que vê seus serviços como uma obrigação diária.

Nesse sentido, seu papel é propor desafios para sua equipe de trabalho, e não deixar que o trabalho se torne apenas uma rotina, buscando elaborar metas possíveis, desafiadoras e relevantes, que exijam determinação e entrega de todos os envolvidos.

2. São autênticos e não arrogantes

Líderes servidores são grandes imãs de pessoas — isso mesmo, eles conseguem atrair pessoas talentosas e dar uma direção sincera a todas elas, o que só é possível com carisma e humildade. Nesse sentido, o líder servidor é autêntico, não é grosseiro e nem precisa convencer por coerção, pois conseguem simplesmente influenciar positivamente as pessoas.

Por isso, é essencial buscar desenvolver canais de comunicação interna (CI) de mão dupla, ou seja, meios de comunicação que possibilitem que todos falem e também sejam ouvidos. Líderes servidores gostam de ouvir sua equipe, então esse processo deve ser facilitado.

3. Eles conquistam discípulos fiéis

Outra habilidade bastante comum a líderes servidores é a de ganhar seguidores, ou melhor, conquistar discípulos. Enquanto os chefes temem o avanço de seus funcionários, os líderes servidores sentem prazer em ver seus liderados crescendo, dominando novas tarefas, e multiplicando seu conhecimento.

Por isso, é fundamental que os líderes possam delegar suas tarefas diárias. Isso é um sinal de confiança na equipe de trabalho e, além de tudo, uma forma de fazer com que os líderes foquem no que é estratégico para o empreendimento.

4. Buscam aprender constantemente

Profissionais que pensam já saber o suficiente e, por isso, não se reciclam, correm sério risco de serem ultrapassados. E líderes servidores dificilmente caem nessa armadilha, pois são apaixonados pelo que fazem, e buscam constantemente novos conhecimentos. 

Neste caso, pode-se investir em programas de desenvolvimento de líderes — essa é uma forma de reconhecer o seu trabalho. Além disso, é importante permitir que cada líder compartilhe os novos conhecimentos com seu time de trabalho, o que é bastante estimulante para todos.

Além de todas estas habilidades, líderes servidores são aqueles que entendem o poder do “nós”, o valor da equipe no processo produtivo. Atualmente, as organizações só conseguem alcançar seus objetivos no mercado com uma equipe engajada, alinhada e competente, e líderes de sucesso sabem muito bem disso.

Agora que você já conhece as principais habilidades dos líderes servidores, que tal investir nos que já estão dentro da sua empresa? Deixe seu comentário em nosso post e compartilhe conosco suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação