4 dicas para ter mais qualidade de vida no trabalho

Já foi o tempo em que apenas os salários e os benefícios eram capazes de manter os trabalhadores motivados. Hoje em dia, as pessoas passam mais tempo em seu local de trabalho do que na própria casa e, por isso, vem crescendo cada vez mais a importância da qualidade de vida no trabalho.

Além da relevância da parte financeira, que deve ser mantida, é preciso investir em outros itens para que seus funcionários se mantenham sempre dedicados a superar os desafios impostos pelo dia a dia na empresa.

Entre as formas mais conhecidas estão a capacitação das lideranças, o feedback constante, o reconhecimento aos bons trabalhos realizados, a manutenção do bom ambiente de trabalho e o respeito aos horários.

No entanto, atualmente, também existem maneiras inovadoras de se manter o clima positivo no ambiente de trabalho. Veja alguns exemplos e tente imaginar como isso poderia ser implementado na sua empresa:

1. Biblioterapia

Na prática, muitas empresas já vêm adotando o ambiente de bibliotecas compartilhadas, cujos acervos são alimentados pelos próprios colaboradores.

A biblioterapia expande este conceito, ela consiste de uma leitura conjunta dos colaboradores, juntamente com um mediador especializado. Trata-se da prescrição de leituras dirigidas, que são selecionadas de acordo com o contexto e a demanda da empresa, como forma terapêutica e de promoção de autoconhecimento.

A ideia é que, como os livros contam histórias, eles servem como um retrato das situações e relações do nosso cotidiano, que podem levar a reflexões por meio de identificação. Além disso, estudos indicam que meia hora de leitura pode fazer com que a produtividade melhore muito durante o dia.

Para adotar a biblioterapia, é importante que a empresa adote também um espaço especial que comporte o grupo e facilite a interação entre os funcionários.

2. Cão-terapia

Aquela sensação de chegar cansado em casa e ser recebido com festa pelo seu cãozinho de estimação vem sendo transportada para dentro das organizações.

Com a especificidade que a cão-terapia requer que o animal tenha perfil adequado e seja treinado para realizá-la. Ela consiste em atividades guiadas por um psicólogo, da qual participam o cão-terapeuta e os colaboradores da organização.

Alguns dos benefícios mais evidentes são o redução do estresse, da ansiedade, da pressão arterial e a promoção da integração entre os colaboradores.

Para adotar a cão terapia, é preciso que a empresa tenha uma estrutura adequada para receber um animal.

3. Palestras e Workshops

Dedicar um tempo para assistir a uma palestra motivacional ou participar de um workshop pode ser uma ferramenta poderosa no combate ao estresse. Algumas empresas vêm investindo na contratação de profissionais para trazer novos assuntos a serem debatidos com os colaboradores durante o horário de trabalho.

Uma ideia interessante é aproveitar os talentos internos e escalar os próprios funcionários para ministrarem palestras e workshops sobre temas sobre os quais eles possuem domínio. É uma ação que quebra a rotina e gera grande motivação em todos os envolvidos.

4. Imersão Biopsicossocial (IBPS)

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde não é só ausência de doenças, mas desfrutar de completo bem-estar físico e mental. A imersão biopsicossocial (IBPS) vai nesta direção, ela é uma intervenção que promove saúde integral no ambiente da empresa propondo atividades que extrapolem a rotina do trabalho, de acordo com a demanda identificada.

É possível realizar atividades ligadas à educação, saúde, bem-estar etc. Ela é uma solução que promove saúde ao focar na prevenção de males que venham a acometer os trabalhadores, com atividades e oficinas educativas e interventivas que nutrem a noção de bem-estar no ambiente de trabalho.

Todas essas dicas podem ser implementadas em empresas de qualquer ramo e porte, mas é preciso analisar as principais demandas e avaliar quais são as ações que estão de acordo com a realidade da organização.

E aí, gostou deste post? Já sabe o que fazer para ter mais qualidade de vida no trabalho? Então, participe deixando seu comentário!

Comente